segunda-feira, 2 de abril de 2012

Renitentes da cidade


Renitentes da cidade
O enredo do filme Up- Altas Aventuras, Pixar, dirigido por diretor Pete Docter (seu primeiro foi Monstros S.A.), conta as aventuras que Carl (um idoso viúvo) Com o passar dos anos a cidade cresce em volta da casa de Carl, mudando totalmente a escala. Carl se recusa a vendê-la para a construção de mais um prédio. Depois de uma desavença com um trabalhador da construção civil, o tribunal ordena Carl a se mudar para um asilo. Ele quer manter a promessa de Ellie (sua esposa), e realizar o sonho de ambos, então inventa um esquema com seu velho material profissional para criar um dirigível improvisado com milhares de balões de gás, que arranca a casa fora de suas bases para sair flutuando céu afora.
Há também a história de resistência de Jonathan Zimmermann (Bruno Ganz) moldurista que resiste à expansão da retroárea do poderoso Porto de Hamburgo. Mas a história não tem a ver com isso ver filme de Wim Wenders, de 1977, baseado na história Ripley's Game de Patricia Highsmith.
Casa de Carl e Atracadouro do catraeiros em Paul, Vila Velha.

Assim como o personagem Carl e a família de Jonathan, os catraeiros tem resistido ao crescimento do porto de Vitória e de Vila Velha, e ainda às novas instalações de equipamentos da Petrobrás com tanques alcool e outros combustíveis. É  uma longa história de resistência e permanência no espaço (quase 500 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário