segunda-feira, 2 de abril de 2012

Catraieiros ganharão novo deck

Catraieiros ganharão novo deck com mais conforto e segurança
Artigo publicado no site da Codesa dia 07 de Outubro de 2011
O projeto de engenharia do novo deck dos catraieiros está pronto. Executado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), a pedido da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), o projeto apresenta a nova estrutura para os catraieiros com 80 metros quadrados, oferecendo mais conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros. A nova instalação estará em funcionamento no final do primeiro semestre de 2012, antes da conclusão das obras de ampliação e contenção dos berços 101 e 102 do Cais Comercial de Vitória.
O deck vai ficar ao lado do ponto atual dos catraieiros (barqueiros que fazem o transporte de passageiros em pequenas embarcações), nas proximidades do Porto de Vitória. Pessoas utilizam diariamente as catraias (como são chamadas os barcos) como meio de transporte ou para turismo entre o Centro de Vitória e Paul, em Vila Velha. A nova estrutura visa dar segurança e conforto aos passageiros, e melhores condições de trabalho aos catraieiros.
Conforte e segurança
Construído em madeira e sobre um flutuante, o deck terá área de aguardo para os usuários com bancos, cobertura em toldo e gradil lateral. “O local oferecerá mais conforto e segurança aos passageiros. Ficando sob um flutuante, que permite sua adequação às condições de maré, a instalação permitirá, por exemplo, acessibilidade aos deficientes físicos, que o ponto atual dos catraieiros não oferece. Assim, além de conforto e melhora no acesso, a estrutura possibilitará maior segurança aos usuários e aos próprios catraieiros, que terão ainda melhores condições de trabalho”, sublinha Mário Emílio da Silva, coordenador de Meio Ambiente da Codesa.
Nos 80 metros de área da nova estrutura haverá uma rampa com 20 metros de comprimento, ligando o ponto de entrada e saída até a chegada às catraias. A rampa é necessária para acompanhar o movimento de sobe e desce da maré. O novo deck será instalado cerca de 40 metros da estrutura atual, ficando o embarque de passageiros em frente à Praça Pio XII, com os barcos ancorando alguns metros em direção ao norte.
O posicionamento das catraias naquela posição será provisório, até que as obras de ampliação do berço 101 estejam concluídas. Finalizado este serviço, o deck terá sua posição invertida: o embarque continuará sendo feito nas proximidades da praça, mas as catraias ficarão posicionadas a uma distância de apenas 10 metros da escada que atualmente serve de base para os catraieiros.
“Os catraieiros só deixarão a estrutura atual após a conclusão da obra do novo deck, o que vai ocorrer no final do primeiro semestre do ano que vem. Já as obras de reforma e ampliação do Cais Comercial de Vitória ficarão prontas em dezembro de 2012”, pontua Mário Emílio.
Condicionante
O projeto do deck atende a condicionante nº 07 da licença de instalação nº 045/2010 concedida pelo IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), que se refere às obras do Cais Comercial de Vitória. A condicionante determina que a Codesa apresente o projeto descritivo e executivo da estrutura do novo deck, definido em conjunto com a PMV, e “implante-o antes do início da desmobilização do antigo ponto dos catraieiros”.
Seguindo a determinação da mesma condicionante, a Codesa vem se reunindo mensalmente com as entidades identificadas pelo IEMA na Área de Influência Direta (AIF) do empreendimento, informando sobre o projeto e fazendo as adequações sugeridas pelas entidades e pela PMV. O resultado desses encontros é registrado em Ata e encaminhado ao IEMA.
O IEMA identificou as seguintes entidades situadas na AID, que são convidadas para as reuniões: Associação dos Catraieiros da Baía de Vitória, Colônia de Pescadores Z-05 Maria Ortiz, Associação dos Trabalhadores e Amigos da Baia de Vitória, Movimento Comunitário do Morro da Fonte Grande, Associação de Moradores do Morro do Moscoso, Movimento Comunitário do Morro da Piedade, Associação de Moradores do Rosário, Associação de Moradores do Parque Moscoso, Associação dos Comerciantes da Vila Rubim e Associação de Moradores de Santa Clara.
(Texto: José Carlos Mattedi – Assessoria de comunicação / ASSECS –
Abaixo o deck entregue aos catraeiros em 2012, segundo o responsável técnico pelas obras do porto, este é provisório, pois qundo as obras terminarem o ponto pode ser deslocado para um ponto um pouco mais próximo do antigo ponto (ocupado desde 1940, aproximadamente). No entanto, mesmo este não satisfaz as necessidades dos 17 catraeiros e seus 600 passageiros diários.
Renata Morelato foto

Foto Renata Morelato


Nenhum comentário:

Postar um comentário